Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Núcleo de Trabalhos Comunitários – NTC
R. Ministro de Godoi, 1181 - Perdizes - SP - CEP: 05015-001
Fones fax: (0xx11) 3862-5891, 3864-7377 e 3864-6503
E.mail: ntc@pucsp.br
Estão abertas as inscrições para as oficinas do Núcleo de
Trabalhos Comunitários da PUC- SP
Educação Infantil
Objetivo: A oficina tem por finalidade o estudo acerca do universo infantil para aqueles que têm interesse em trabalhar com esta faixa etária, trazendo também a importância de se fazer um trabalho significativo e não apenas recreativo com as crianças.
Metodologia:Serão adotadas dinâmicas, discussões, leituras de textos, recursos audiovisuais e atividades lúdicas.
Conteúdo ProgramáticoEstudo sobre o desenvolvimento da criança, levando-se em consideração os aspectos físico, cognitivo, social, psicológico e afetivo. Papel da família e da escola na formação do indivíduo. Identidade do Educador infantilEducação Infantil segundo a legislação brasileira – LDB/ECAOs sentidos da Educação Infantil no Brasil contemporâneoO desenho como fonte de expressãoO brincar e sua importância para desenvolvimento infantil Planejamento e AvaliaçãoReferenciais Curriculares para Educação Infantil
Dirigido à:Educadores nas situações formais e informais de ensino e público em geral que tenha interesse nesta área.
Carga horária: (40h/a)
Educação Interdisciplinar de Jovens e Adultos
Educação Interdisciplinar de Jovens e AdultosA luz da filosofia Freireana, da ludicidade e dentro de uma proposta interdisciplinar, o NTC da PUC/SP desenvolve oficina para trabalhar com Alfabetização de jovens e adultos.MetodologiaA oficina engloba dinâmicas, vivências, debates, planejamento de atividades, contando com apoio de apostila e recursos audiovisuais.Conteúdo
Elemento de Cultura Concepção de Educação Interdisciplinaridade Música, desenvolvimento da musicalidade como instrumento interdisciplinar de intervenção pedagógica Alfabetização matemática Ludicidade na Educação – Brincando com a escrita – Níveis de escrita Papel do Educador – atividade de sala de aula Planejamento participativo Avaliação emancipatória
Dirigido à:Educadores em geral, coordenadores pedagógicos, universitários e demais interessados.
Carga horária: (40 h/a) o
Formação do Educador Social
Esta oficina tem por objetivo sensibilizar os educadores para a discussão sobre uma nova visão de ser humano e de educação, instrumentalizando-os para atender crianças e/ou adolescentes na comunidade em situação de risco pessoal e social.
Metodologia A perspectiva da oficina é proporcionar aos futuros educadores sociais um momento singular de revisão da própria prática educativa, a partir da retomada de suas histórias de vida, do desenvolvimento da capacidade de análise crítica do mundo que os cerca e da abertura à “re-criação”, de uma metodologia que possibilite o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.
Conteúdo
Concepção de Educação Avaliação Emancipatória Elemento de Cultura ECA Análise de Conjuntura Papel do Educador Educação Ambiental Relação Comunitária e Familiar Planejamento Participativo Linguagens diferenciadas (Teatro, Música e Teatro de Bonecos)
Dirigido à:Educadores em geral, coordenadores pedagógicos, universitários e demais interessados.
Carga horária: (40 h/a)
Introdução à Gestão de Organizações do Terceiro Setor
Objetivo: Esta oficina visa introduzir pessoas envolvidas com o terceiro setor com as questões fundamentais da gestão das organizações sem fins lucrativos.
Conteúdo
Conceituação de Terceiro Setor Direito aplicável ao Terceiro Setor Elaboração de Projetos Avaliação de Projetos Sociais Captação de Recursos Gestão de Recursos Financeiros Gestão de Pessoas no Terceiro Setor
MetodologiaO conteúdo será desenvolvido através de dinâmicas de grupo, trabalhos dirigidos, palestras e debates, apoiado por apostilas e recursos audiovisuais
Dirigido à:Profissionais de organizações sociais e da área de responsabilidade social do setor privado, estudantes e pós-graduação e demais interessados.Carga horária: (40h/a)
Redação
Objetivo: Aproximar o participante da chamada “Língua do Poder”, isto é, da Linguagem Escrita, fornecendo subsídios que o coloquem diante de um novo patamar de possibilidades e que o ajudem a superar as dificuldades que o impedem de passar para o papel suas idéias e impressões sobre a realidade.
Metodologia:Exercícios que estimulam reconhecimento e o desenvolvimento das idéias (argumentos, motes, temas, etc),Exercícios que estimulam o reconhecimento do texto como um Corpo (independente e indivisível),Exercícios que estimulam a criação de frase, parágrafo e texto,Exercícios que estimulam a utilização de técnicas de escrita como recursos para a transmissão de idéias e conhecimento.
Dirigido à:Coordenadores e Professores de Língua Portuguesa;Alunos da última fase do ensino fundamental (8ª e 9ª séries);Alunos do Ensino Médio;Pessoas com dificuldades na expressão escrita.
Carga horária: (40h/a)
Teatro do Oprimido
Objetivo: A oficina será realizada com o objetivo de criar cenas de Teatro Fórum. Durante o processo de trabalho, ocorrerão reflexões sobre a importância do método teatral na promoção da discussão temática e como ele pode servir de ferramenta na expansão das diversas análises sobre uma mesma temática. O tema estará sendo definido de forma participativa, durante o processo junto ao grupo. Para tanto serão utilizados jogos teatrais voltados para atores e não atores pautados nos conceitos descritos por Augusto Boal e jogos teatrais de improvisação propostos por Viola Spolin.
Metodologia:Através de jogos teatrais serão desenvolvidas cenas de Teatro Fórum que favoreçam a discussão sobre diferentes temáticas selecionadas pelo grupo de trabalho. Ocorrerá a observação analítica sobre os diferentes pontos de vista com relação a um tema específico.
ConteúdoExercícios e jogos para atores e não atores de Augusto BoalJogos Teatrais de Viola Spolin.Criação de uma cena de Teatro Fórum.Discussão sobre os temas propostos pelo grupo de trabalho.
Dirigido à:A oficina será direcionada a todos os interessados, sem restrições de idade, formacão acadêmica ou contato anterior com teatro.
Carga horária: (40h/a)
Voz do Professor
Sua voz - Cuide... antes de perder!
Objetivo: Esta oficina visa o conhecimento teórico prático da produção vocal, aprimoramento da voz e plasticidade da voz no contexto profissional.
Metodologia:A oficina será realizada por meio de palestras, debates, dinâmicas de grupo, vivências de técnicas exercícios vocais.
ConteúdoProdução Vocal (conhecer para melhor utilizar). O que é bom para a voz;Fatores que interferem na Voz do Professor; alérgicos - articulares - auditivos - gástricos- psíquicosUso de recursos vocais para o enriquecimento da comunicação durante a aula:- alternância de intensidade - articulação- entonação – gestos - pausas- outros recursos vocais Sintomas na voz do professor - rouquidão - perda e falha da voz - cansaço ao falar - falta de ar ao falarPromoção da Saúde do EducadorAmbiente de trabalho e a voz do professorTreinamento vocal - respiração - fonação - articulação - projeção vocalAvaliação vocal; Dirigido à:Educadores e pessoas que utilizem a voz profissionalmente, e desejam conhecer a complexidade da voz como instrumento da comunicação humana e utilizá-la com mais conforto e eficiência.
Carga horária: (40h/a)
Datas: 03, 17 e 24/10 – 07 e 14/11
Horário: 8h às 17h – 40 horas
Elaboração de Projetos Sociais e Prestação de Contas para o
Terceiro Setor
Elaboração de Projetos Sociais e Prestação de Contas para o Terceiro Setor
Objetivo: A oficina visa apresentar ferramentas técnicas na área de elaboração de projetos sociais e prestação de contas para o terceiro setor.Metodologia:O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas bem como exemplos práticos das organizações. Os alunos farão exercícios práticos em sala, de elaboração de projetos sociais e prestação de contas
Conteúdo Programático:
I - Elaboração de Projetos Sociais 1) O que é projeto social? 2) A leitura da realidade e a importância dos conceitos para a realização de projetos 3) Passos para a elaboração de projetos sociais 4) Roteiro para a elaboração de projetos sociais
II - Monitoramento e Avaliação 1) Histórico 2) A Importância do monitoramento 3) A Importância da avaliação 4) Metodologias de avaliação 5) Processo de avaliação de projetos sociais 6) Tipos de avaliação
III - Prestação de Contas 1) Introdução : Visão geral do Terceiro Setor no Brasil 2) A formalização das Entidades: Impacto dos aspectos legais e títulos e registros na prestação de contas 3) Prestação de contas: - Investimento social – Governo e Iniciativa Privada - Órgãos reguladores - Órgãos tributários 4) Estruturação do processo de prestação de contas: Visão prática do processo desde a formalização da captação de recursos até a prestação final de contas integrada com a contabilidade. 5) Estruturação da função financeira e contábil: Estruturação do processo financeiro e contábil com o apoio de soluções integradas de sistemas. 6) Visão prática: Comentários sobre a experiência prática, destacando cuidados, problemas, resultados etc. 7) Conclusão: A importância do processo de prestação de contas integrado com a contabilidade. Transparência, rastreabilidade e minimização do risco de erros.Dirigido à:Gestores, técnicos e colaboradores do terceiro setor, bem como estudantes e outros profissionais.
Carga Horária: (24 horas)o
Datas: 28/11 – 05 e 12/12
Horário: 8h às 17h – 24 horas
Núcleo de Trabalhos Comunitários – NTC
R. Ministro de Godoi, 1181 - Perdizes - SP - CEP: 05015-001
Fones fax: (0xx11) 3862-5891, 3864-7377 e 3864-6503
E.mail: ntc@pucsp.br
Estão abertas as inscrições para as oficinas do Núcleo de
Trabalhos Comunitários da PUC- SP
Educação Infantil
Objetivo: A oficina tem por finalidade o estudo acerca do universo infantil para aqueles que têm interesse em trabalhar com esta faixa etária, trazendo também a importância de se fazer um trabalho significativo e não apenas recreativo com as crianças.
Metodologia:Serão adotadas dinâmicas, discussões, leituras de textos, recursos audiovisuais e atividades lúdicas.
Conteúdo ProgramáticoEstudo sobre o desenvolvimento da criança, levando-se em consideração os aspectos físico, cognitivo, social, psicológico e afetivo. Papel da família e da escola na formação do indivíduo. Identidade do Educador infantilEducação Infantil segundo a legislação brasileira – LDB/ECAOs sentidos da Educação Infantil no Brasil contemporâneoO desenho como fonte de expressãoO brincar e sua importância para desenvolvimento infantil Planejamento e AvaliaçãoReferenciais Curriculares para Educação Infantil
Dirigido à:Educadores nas situações formais e informais de ensino e público em geral que tenha interesse nesta área.
Carga horária: (40h/a)
Educação Interdisciplinar de Jovens e Adultos
Educação Interdisciplinar de Jovens e AdultosA luz da filosofia Freireana, da ludicidade e dentro de uma proposta interdisciplinar, o NTC da PUC/SP desenvolve oficina para trabalhar com Alfabetização de jovens e adultos.MetodologiaA oficina engloba dinâmicas, vivências, debates, planejamento de atividades, contando com apoio de apostila e recursos audiovisuais.Conteúdo
Elemento de Cultura Concepção de Educação Interdisciplinaridade Música, desenvolvimento da musicalidade como instrumento interdisciplinar de intervenção pedagógica Alfabetização matemática Ludicidade na Educação – Brincando com a escrita – Níveis de escrita Papel do Educador – atividade de sala de aula Planejamento participativo Avaliação emancipatória
Dirigido à:Educadores em geral, coordenadores pedagógicos, universitários e demais interessados.
Carga horária: (40 h/a) o
Formação do Educador Social
Esta oficina tem por objetivo sensibilizar os educadores para a discussão sobre uma nova visão de ser humano e de educação, instrumentalizando-os para atender crianças e/ou adolescentes na comunidade em situação de risco pessoal e social.
Metodologia A perspectiva da oficina é proporcionar aos futuros educadores sociais um momento singular de revisão da própria prática educativa, a partir da retomada de suas histórias de vida, do desenvolvimento da capacidade de análise crítica do mundo que os cerca e da abertura à “re-criação”, de uma metodologia que possibilite o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.
Conteúdo
Concepção de Educação Avaliação Emancipatória Elemento de Cultura ECA Análise de Conjuntura Papel do Educador Educação Ambiental Relação Comunitária e Familiar Planejamento Participativo Linguagens diferenciadas (Teatro, Música e Teatro de Bonecos)
Dirigido à:Educadores em geral, coordenadores pedagógicos, universitários e demais interessados.
Carga horária: (40 h/a)
Introdução à Gestão de Organizações do Terceiro Setor
Objetivo: Esta oficina visa introduzir pessoas envolvidas com o terceiro setor com as questões fundamentais da gestão das organizações sem fins lucrativos.
Conteúdo
Conceituação de Terceiro Setor Direito aplicável ao Terceiro Setor Elaboração de Projetos Avaliação de Projetos Sociais Captação de Recursos Gestão de Recursos Financeiros Gestão de Pessoas no Terceiro Setor
MetodologiaO conteúdo será desenvolvido através de dinâmicas de grupo, trabalhos dirigidos, palestras e debates, apoiado por apostilas e recursos audiovisuais
Dirigido à:Profissionais de organizações sociais e da área de responsabilidade social do setor privado, estudantes e pós-graduação e demais interessados.Carga horária: (40h/a)
Redação
Objetivo: Aproximar o participante da chamada “Língua do Poder”, isto é, da Linguagem Escrita, fornecendo subsídios que o coloquem diante de um novo patamar de possibilidades e que o ajudem a superar as dificuldades que o impedem de passar para o papel suas idéias e impressões sobre a realidade.
Metodologia:Exercícios que estimulam reconhecimento e o desenvolvimento das idéias (argumentos, motes, temas, etc),Exercícios que estimulam o reconhecimento do texto como um Corpo (independente e indivisível),Exercícios que estimulam a criação de frase, parágrafo e texto,Exercícios que estimulam a utilização de técnicas de escrita como recursos para a transmissão de idéias e conhecimento.
Dirigido à:Coordenadores e Professores de Língua Portuguesa;Alunos da última fase do ensino fundamental (8ª e 9ª séries);Alunos do Ensino Médio;Pessoas com dificuldades na expressão escrita.
Carga horária: (40h/a)
Teatro do Oprimido
Objetivo: A oficina será realizada com o objetivo de criar cenas de Teatro Fórum. Durante o processo de trabalho, ocorrerão reflexões sobre a importância do método teatral na promoção da discussão temática e como ele pode servir de ferramenta na expansão das diversas análises sobre uma mesma temática. O tema estará sendo definido de forma participativa, durante o processo junto ao grupo. Para tanto serão utilizados jogos teatrais voltados para atores e não atores pautados nos conceitos descritos por Augusto Boal e jogos teatrais de improvisação propostos por Viola Spolin.
Metodologia:Através de jogos teatrais serão desenvolvidas cenas de Teatro Fórum que favoreçam a discussão sobre diferentes temáticas selecionadas pelo grupo de trabalho. Ocorrerá a observação analítica sobre os diferentes pontos de vista com relação a um tema específico.
ConteúdoExercícios e jogos para atores e não atores de Augusto BoalJogos Teatrais de Viola Spolin.Criação de uma cena de Teatro Fórum.Discussão sobre os temas propostos pelo grupo de trabalho.
Dirigido à:A oficina será direcionada a todos os interessados, sem restrições de idade, formacão acadêmica ou contato anterior com teatro.
Carga horária: (40h/a)
Voz do Professor
Sua voz - Cuide... antes de perder!
Objetivo: Esta oficina visa o conhecimento teórico prático da produção vocal, aprimoramento da voz e plasticidade da voz no contexto profissional.
Metodologia:A oficina será realizada por meio de palestras, debates, dinâmicas de grupo, vivências de técnicas exercícios vocais.
ConteúdoProdução Vocal (conhecer para melhor utilizar). O que é bom para a voz;Fatores que interferem na Voz do Professor; alérgicos - articulares - auditivos - gástricos- psíquicosUso de recursos vocais para o enriquecimento da comunicação durante a aula:- alternância de intensidade - articulação- entonação – gestos - pausas- outros recursos vocais Sintomas na voz do professor - rouquidão - perda e falha da voz - cansaço ao falar - falta de ar ao falarPromoção da Saúde do EducadorAmbiente de trabalho e a voz do professorTreinamento vocal - respiração - fonação - articulação - projeção vocalAvaliação vocal; Dirigido à:Educadores e pessoas que utilizem a voz profissionalmente, e desejam conhecer a complexidade da voz como instrumento da comunicação humana e utilizá-la com mais conforto e eficiência.
Carga horária: (40h/a)
Datas: 03, 17 e 24/10 – 07 e 14/11
Horário: 8h às 17h – 40 horas
Elaboração de Projetos Sociais e Prestação de Contas para o
Terceiro Setor
Elaboração de Projetos Sociais e Prestação de Contas para o Terceiro Setor
Objetivo: A oficina visa apresentar ferramentas técnicas na área de elaboração de projetos sociais e prestação de contas para o terceiro setor.Metodologia:O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas bem como exemplos práticos das organizações. Os alunos farão exercícios práticos em sala, de elaboração de projetos sociais e prestação de contas
Conteúdo Programático:
I - Elaboração de Projetos Sociais 1) O que é projeto social? 2) A leitura da realidade e a importância dos conceitos para a realização de projetos 3) Passos para a elaboração de projetos sociais 4) Roteiro para a elaboração de projetos sociais
II - Monitoramento e Avaliação 1) Histórico 2) A Importância do monitoramento 3) A Importância da avaliação 4) Metodologias de avaliação 5) Processo de avaliação de projetos sociais 6) Tipos de avaliação
III - Prestação de Contas 1) Introdução : Visão geral do Terceiro Setor no Brasil 2) A formalização das Entidades: Impacto dos aspectos legais e títulos e registros na prestação de contas 3) Prestação de contas: - Investimento social – Governo e Iniciativa Privada - Órgãos reguladores - Órgãos tributários 4) Estruturação do processo de prestação de contas: Visão prática do processo desde a formalização da captação de recursos até a prestação final de contas integrada com a contabilidade. 5) Estruturação da função financeira e contábil: Estruturação do processo financeiro e contábil com o apoio de soluções integradas de sistemas. 6) Visão prática: Comentários sobre a experiência prática, destacando cuidados, problemas, resultados etc. 7) Conclusão: A importância do processo de prestação de contas integrado com a contabilidade. Transparência, rastreabilidade e minimização do risco de erros.Dirigido à:Gestores, técnicos e colaboradores do terceiro setor, bem como estudantes e outros profissionais.
Carga Horária: (24 horas)o
Datas: 28/11 – 05 e 12/12
Horário: 8h às 17h – 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário