sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Acontece no Museu Afro Brasil.


http://www.museuafrobrasil.com.br/


Exposição PICHA chega ao Brasil e destaca universo das Histórias em Quadrinhos africanas

De 15 de outubro a 08 de novembro

Picha reúne obras de artistas de 16 países do Continente Africano, além de originais de desenhos, álbuns, revistas , publicações e um importante banco de dados com informações sobre desenhistas, chargistas e caricaturistas. Além dos artistas africanos, participam da mostra o norte-americano David Brown, que virá ao Brasil especialmente para participar da programação do evento e o cartunista brasileiro e co-curador da exposição, Maurício Pestana, apresentando semelhanças e diferenças dos desenhos afro-descendentes destes dois países, junto com seus pares na África. A curadoria é da professora e pesquisadora de Histórias em Quadrinhos, Dra. Sonia M. Bibe Luyten.

No dia 14, às 20h, no auditório do Museu Afro Brasil, haverá abertura com uma Mesa de Debate sobre o tema da exposição, com as presenças de David Brown, Maurício Pestana e do pesquisador Nobuyoshi Chinen, da Universidade de São Paulo (USP), contando com a mediação de Sonia Luyten. Capacidade 150 pessoas.


“Os Mágicos Olhos das Américas”

Mega-exposição apresenta obras de artistas ibero-americanos

Até dia 06 de dezembro de 2009

Com a curadoria de Emanoel Araujo, a mostra reúne mais de 300 obras de artistas nacionais e estrangeiros, destacando as potencialidades da cultura ibero-americana e a produção artística dos países latino americanos. A concepção dessa exposição baseia-se na contribuição cultural de cada um destes países na Ibero Americanidade, de sua formação arcaica e ancestral e dos seus novos caminhos estéticos onde essa união se faz entre europeus e os latino americanos. A exposição apresenta ainda o fazer dos povos da terra, arte indígena brasileira, arte pré-colombiana do Peru, México, Argentina e do Brasil. A arte africana de diferentes etnias representa os africanos trazidos para as Américas como escravos e produtores das riquezas aqui encontradas. A exposição também homenageia (in memoriam) o fotógrafo e escultor Mario Cravo Neto, “O Intérprete Mágico da Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário