sábado, 9 de maio de 2009

Debate no Cedem.

Debate: Anos 80 e a Contracultura

Viagem ao mundo alternativo: a contracultura dos anos 80 (Editora UNESP – 2008), livro de Cesar Augusto de Carvalho, será o centro do debate no próximo dia 18 de maio, segunda-feira, às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.
Em 1986, Cesar saiu de Marília, interior de São Paulo, para a região da Amazônia, munido de uma moto e algumas peças de roupa na garupa. Tinha como objetivo investigar as comunidades alternativas que vinham se estabelecendo pelo Brasil em meados dos anos 80. Foram seis meses de viagem, que agora estão registrados nesse trabalho.
Nesse livro-viagem, o autor discute as diferentes facetas da contracultura dos anos 80 – desde a medicina, a alimentação, até o uso de drogas e do Santo Daime –, e demonstra que a falta de experiência agrícola, câmbios radicais de comportamento sexual e familiar e condições materiais precárias comprometeram os intentos de sociedades comunitárias no Brasil. Viagem ao mundo alternativo é o relato de uma busca que envolve questões mais complexas que o funcionamento dessas comunidades. É uma vitrine das mudanças de um mundo que vivia à sombra da Guerra Fria, sem magia ou mistério.
Expositor
César Augusto de Carvalho
Mestre em Sociologia – UNICAMP
Doutor em História - UNESP
Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Debatedor
João Lara
Graduado em Letras - UNESP
Mestre em Linguística - UNESP
Professor de redação e revisor de textos

Mediadora
Célia Reis Camargo
Mestre em História Social - USP
Doutora em História Social – UNESP
Professora da UNESP e Coordenadora do CEDEM
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS !
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 18 de maio de 2009 (segunda-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e MemóriaPraça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário